ASSOCIAÇÃO
DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE
“PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO
DO CURSO DE PSICOLOGIA
|
|||||
DISCIPLINA:
LUDOTERAPIA
|
|||||
CÓDIGO DA DISCIPLINA:
|
CARGA HORÁRIA:
40
|
CRÉDITO:
02
|
|||
EMENTA
A técnica de brincar com forma de comunicação na
análise infantil. Conceitos e fundamentos relacionados aos jogos e
brincadeiras – sobre teoria e técnicas.
|
|||||
OBJETIVO
DO CURSO
Geral:
Proporcionar aos alunos elementos para elaboração
de um trabalho psicoterápico e psicodiagnóstico com crianças, através do conhecimento
das teorias e técnicas ligadas ao brincar.
Específicos:
·
Propiciar uma visão sobre as funções do brincar para
as crianças;
·
Caracterizar Ludoterapia;
·
Apresentar as teorias e técnicas das diversas
abordagens em Ludoterapia com crianças;
·
Explicitar a importância do brincar no processo
psicoterapêutico;
·
Preparar o aluno para realizar intervenções
ludoterapêuticas;
·
Identificar as impressões psicodiagnósticas através
da técnica ludoterápica;
·
Apresentar e discutir as especificidades da
intervenção na clínica com crianças na abordagem psicanalítica.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A
SEREM ADQUIRIDAS
·
Saber utilizar a
técnicas do brincar na prática com crianças;
·
Ser capaz de reconhecer
as teorias e técnicas do brincar nas diferentes abordagens com crianças;
|
|||||
CONTEUDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Reflexões Gerais sobre a Ludoterapía:
·
História e Evolução da Ludoterapia;
·
Ludoterapia: definição e objetivo;
A importância do brincar:
·
O Brincar e suas funções no universo infantil;
·
Significados do Brincar;
Unidade II
Prática Ludoterapêutica:
·
Teorias e técnicas das diversas abordagens em
Ludoterapia com crianças.
·
A importância dos jogos e brinquedos no processo
psicoterapêutico;
·
Setting Ludoterapêutico.
O Brincar nas Práticas da Psicologia com
crianças:
·
O psicodiagnóstico em ludoterapia;
·
A prática psicanalítica com crianças;
·
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica;
·
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica;
·
A intervenção e diagnóstico na prática
Educacional.
|
|||||
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Aulas expositivas, discussão de apresentação,
exercícios individuais e coletivos, palestras.
|
|||||
ESTRUTURA
DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
·
Aulas expositivas; seminários e estudos de casos.
|
|||||
AVALIAÇÃO
·
Elaboração e apresentação de Seminários, Resenha
de texto e Prova.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGERAMI-CAMON, AUGUSTO, Valdemar. Atendimento infantil na ótica
fenomenológica São Paulo: Editora
Thomson Pioneira, 2011
FREUD, S., Escritores Criativos
e Devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund
Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
FRIEDBERG Robert D.; MCCLURE, Jessica M. A Prática Clínica de Terapia Cognitiva com
crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PETRI, Renata. Psicanálise e
infância: Clínica com crianças. Cia de Freud; São Paulo: FAPESP, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABERASTURY,
A. A criança e seus jogos. Trad. Marialzira Perestello. 2ed. Porto Alegre: Artimed,
1992.
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª
Ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
_______. Dibs: em busca de si mesmo. 21ª
Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
COSTA, Terezinha. Psicanálise
com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
FREUD, S. Análise de uma fobia
em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras Psicológicas
Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira
e a educação.São Paulo, SP: Cortez, 1999.
GADELHA,
Y.A.. & MENEZES I. N. Estratégias
lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental.
In:
www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/.../article/.../344,
acesso em 02/02/2013.
HORSCHUTZ,
Renata Whitaker. O
sofrimento infantil e as demandas de análise psicoterápica. In: www.psicologiasandplay.com.br/wp-content/uploads/2010/04/o_sofrimento_infantil1.pdf
acesso em 10/02/15.
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se
quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazem Digital, 2011.
|
|||||
RECURSOS ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS PARA CONSULTA
·
Data-show
|
ESTE BLOG CONTÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS QUE MINISTRO NO CURSO DE PSICOLOGIA, ALÉM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE A PSICANÁLISE
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
DISCIPLINA LUDOTERAPIA: PROGRAMA DE CURSO 2015/1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário