terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

LUDOTERAPIA - Plano de Aula



PLANO DE AULA / PSICOLOGIA 2013-1
Docente: ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA
Disciplina: LUDOTERAPIA
Dia (s) de aula: quartas – 20h25min às 22h00min                                                                                  Carga Horária: 40h
Avaliação do 1º Bimestre: 27/03/2013                                       
Avaliação do 2º Bimestre: 12/06/2013                             
Avaliações de 2ª Chamada: 19/06/2013                               
Provão: 26/06/2013



Nº de aulas
Dia
Conteúdo Programático
Atividade
Recurso
02
06/02
Apresentação da proposta da disciplina, informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.

Programa da disciplina
04
13/02
História e evolução da Ludoterapia.

Data show
06
20/02
Ludoterapia: definição e objetivo.

Data show
08
27/02
O Brincar e suas funções no universo infantil.

Entrega da resenha do texto
FREUD, S., Escritores Criativos e Devaneios. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
10
06/03
Significados do Brincar.


12
13/03

Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: Comportamental e Fenomenológico-Existencial – A ludoterapia centrada na pessoa.


14
20/03
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A psicologia analítica de C.G. Jung - O Sandplay (Jogo de areia).
Seminário
Grupo 2

16
27/03
 1ª AVALIAÇÃO

 


18
03/04
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise.

Data show
20
10/04
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise: origens da técnica do brincar.
Seminário

Grupo 3


22
17/04
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise contemporânea

Data show
24
24/04
A prática psicanalítica com crianças: O caso Hans.
Seminário
Grupo 4

26
08/05
A importância dos jogos e brinquedos no processo psicoterapêutico. Setting Ludoterapêutico.

Data show
28
15/05
O psicodiagnóstico em ludoterapia

Data show
30
22/05
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica.
Convidado

32
29/05
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica.
Convidado

34
05/06
A intervenção e diagnóstico na prática Educacional.
Convidado

36
12/06
2ª AVALIAÇÃO


38
19/06
Apresentação de caso clínico.
2ª CHAMADA


40
26/06
Apresentação de caso clínico
PROVÃO




I-                   Atividades para os alunos:
a)    Seminários:
Usar as referências abaixo. Para pesquisa na internet usar sites confiáveis, como os das Associações referentes ao tema pesquisado, Scielo, BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, etc.
Grupo 1 –
GADELHA, Y.A.. & MENEZES I. N. Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental. In:
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª Ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
______. Dibs: em busca de si mesmo. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
Grupo 2-
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazém Digital, 2011.
Grupo 3 –
COSTA, Terezinha. Psicanálise com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
Grupo 4 –
FREUD, S., Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
b)    Resenha do texto – entregar dia 03/04:
FREUD, S., Escritores Criativos e Devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
II-                Programas, textos e informações sobre a disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/