ASSOCIAÇÃO
DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE
“PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO
DO CURSO DE PSICOLOGIA
|
|||||
DISCIPLINA:
LUDOTERAPIA
|
|||||
CÓDIGO DA DISCIPLINA:
|
CARGA HORÁRIA:
40
|
CRÉDITO:
02
|
|||
EMENTA
A técnica de brincar com forma de comunicação na
análise infantil. Conceitos e fundamentos relacionados aos jogos e
brincadeiras – sobre teoria e técnicas.
|
|||||
OBJETIVO
DO CURSO
Geral:
Proporcionar aos alunos elementos para elaboração
de um trabalho psicoterápico e psicodiagnóstico com crianças, através do conhecimento
das teorias e técnicas ligadas ao brincar.
Específicos:
·
Propiciar uma visão sobre as funções do brincar para
as crianças;
·
Caracterizar Ludoterapia;
·
Apresentar as teorias e técnicas das diversas
abordagens em Ludoterapia com crianças;
·
Explicitar a importância do brincar no processo
psicoterapêutico;
·
Preparar o aluno para realizar intervenções
ludoterapêuticas;
·
Identificar as impressões psicodiagnósticas através
da técnica ludoterápica;
·
Apresentar e discutir as especificidades da
intervenção na clínica com crianças na abordagem psicanalítica.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A
SEREM ADQUIRIDAS
·
Saber utilizar a
técnicas do brincar na prática com crianças;
·
Ser capaz de reconhecer
as teorias e técnicas do brincar nas diferentes abordagens com crianças;
|
|||||
CONTEUDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Reflexões Gerais sobre a Ludoterapía:
·
História e Evolução da Ludoterapia;
·
Ludoterapia: definição e objetivo;
A importância do brincar:
·
O Brincar e suas funções no universo infantil;
·
Significados do Brincar;
Unidade II
Prática Ludoterapêutica:
·
Teorias e técnicas das diversas abordagens em
Ludoterapia com crianças.
·
A importância dos jogos e brinquedos no processo
psicoterapêutico;
·
Setting Ludoterapêutico.
O Brincar nas Práticas da Psicologia com
crianças:
·
O psicodiagnóstico em ludoterapia;
·
A prática psicanalítica com crianças;
·
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica;
·
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica;
·
A intervenção e diagnóstico na prática
Educacional.
|
|||||
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·
Aulas expositivas, discussão de apresentação,
exercícios individuais e coletivos, palestras.
|
|||||
ESTRUTURA
DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
·
Aulas expositivas; seminários e estudos de casos.
|
|||||
AVALIAÇÃO
·
Elaboração e apresentação de Seminários, Resenha
de texto e Prova.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGERAMI-CAMON, AUGUSTO, Valdemar. Atendimento infantil na ótica
fenomenológica São Paulo: Editora
Thomson Pioneira, 2011
FREUD, S., Escritores Criativos
e Devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund
Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
FRIEDBERG Robert D.; MCCLURE, Jessica M. A Prática Clínica de Terapia Cognitiva com
crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PETRI, Renata. Psicanálise e
infância: Clínica com crianças. Cia de Freud; São Paulo: FAPESP, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABERASTURY,
A. A criança e seus jogos. Trad. Marialzira Perestello. 2ed. Porto Alegre: Artimed,
1992.
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª
Ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
_______. Dibs: em busca de si mesmo. 21ª
Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
COSTA, Terezinha. Psicanálise
com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
FREUD, S. Análise de uma fobia
em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras Psicológicas
Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira
e a educação.São Paulo, SP: Cortez, 1999.
GADELHA,
Y.A.. & MENEZES I. N. Estratégias
lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental.
In:
www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/.../article/.../344,
acesso em 02/02/2013.
HORSCHUTZ,
Renata Whitaker. O
sofrimento infantil e as demandas de análise psicoterápica. In: www.psicologiasandplay.com.br/wp-content/uploads/2010/04/o_sofrimento_infantil1.pdf
acesso em 10/02/15.
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se
quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazem Digital, 2011.
|
|||||
RECURSOS ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS PARA CONSULTA
·
Data-show
|
ESTE BLOG CONTÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS QUE MINISTRO NO CURSO DE PSICOLOGIA, ALÉM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE A PSICANÁLISE
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
DISCIPLINA LUDOTERAPIA: PROGRAMA DE CURSO 2015/1
DISCIPLINA LUDOTERAPIA: PLANO DE AULA 2015-1
PLANO
DE AULA / PSICOLOGIA 2015-1
Docente:
ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA
Disciplina:
LUDOTERAPIA
Dia (s) de aula: quartas – 18h45min às 20:25h00min
Carga Horária:
40h
Avaliação do 1º Bimestre: 14/04/2015
Avaliações de 2ª Chamada: 16/06/2015
Avaliação do 2º Bimestre: 09/06/2015
Exame:
30/06/2015
Nº de aulas
|
Dia
|
Conteúdo Programático
|
Atividade
|
Recurso
|
02
|
10/02
|
Apresentação da proposta da
disciplina, informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de
trabalho do professor.
|
|
Programa da disciplina
|
04
|
24/02
|
História e evolução da Ludoterapia.
|
|
Data show
|
06
|
03/03
|
Ludoterapia: definição e
objetivo.
|
|
Data show
|
08
|
07/03
SÁBADO
|
O Brincar e suas funções no universo infantil.
Significados do Brincar.
|
Entrega da resenha do texto
|
FREUD, S., Escritores Criativos
e Devaneios. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
|
10
|
10/03
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: Comportamental e Fenomenológico-Existencial – A ludoterapia
centrada na pessoa.
|
|
Data show
|
12
|
24/03
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A psicologia analítica de C.G. Jung - O Sandplay (Jogo de
areia).
|
|
Data show
|
14
|
28/03
Sábado
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A Psicanálise.
|
|
|
16
|
31/03
|
Teorias
e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise contemporânea
|
|
|
18
|
07/04
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A Psicanálise contemporânea
|
|
|
20
|
14/04
|
1ª AVALIAÇÃO
|
|
|
22
|
28/04
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A Psicanálise contemporânea
|
|
Data show
|
24
|
05/05
|
A prática psicanalítica com crianças: O caso Hans
|
|
|
26
|
12/05
|
A importância dos jogos e brinquedos no processo
psicoterapêutico. Setting Ludoterapêutico.
|
|
Data show
|
28
|
19/05
|
O psicodiagnóstico em Ludoterapia
|
|
Data show
|
30
|
26/05
|
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica.
|
Convidado
|
|
32
|
02/06
|
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica.
|
Convidado
|
|
34
|
09/06
|
2ª AVALIAÇÃO
|
|
|
36
|
16/06
|
A intervenção e diagnóstico na
prática Educacional
2ª CHAMADA
|
Convidado
|
|
38
|
23/06
|
Apresentação de caso clínico
Avaliação da disciplina.
Entrega de notas
|
|
|
40
|
30/06
|
PROVÃO
Resultado final
|
|
|
Assinar:
Postagens (Atom)