segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DISCIPLINA LUDOTERAPIA: PROGRAMA DE CURSO 2015/1

 

 

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE “PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA




DISCIPLINA:
LUDOTERAPIA

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

CARGA HORÁRIA:
40
CRÉDITO:
02
EMENTA
A técnica de brincar com forma de comunicação na análise infantil. Conceitos e fundamentos relacionados aos jogos e brincadeiras – sobre teoria e técnicas.
 OBJETIVO DO CURSO
Geral:
Proporcionar aos alunos elementos para elaboração de um trabalho psicoterápico e psicodiagnóstico com crianças, através do conhecimento das teorias e técnicas ligadas ao brincar.
Específicos:
·         Propiciar uma visão sobre as funções do brincar para as crianças;
·         Caracterizar Ludoterapia;
·         Apresentar as teorias e técnicas das diversas abordagens em Ludoterapia com crianças;
·         Explicitar a importância do brincar no processo psicoterapêutico;
·         Preparar o aluno para realizar intervenções ludoterapêuticas;
·         Identificar as impressões psicodiagnósticas através da técnica ludoterápica;
·         Apresentar e discutir as especificidades da intervenção na clínica com crianças na abordagem psicanalítica.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS
·         Saber utilizar a técnicas do brincar na prática com crianças;
·         Ser capaz de reconhecer as teorias e técnicas do brincar nas diferentes abordagens com crianças;

CONTEUDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Reflexões Gerais sobre a Ludoterapía:
·         História e Evolução da Ludoterapia;
·         Ludoterapia: definição e objetivo;
A importância do brincar:
·         O Brincar e suas funções no universo infantil;
·         Significados do Brincar;
Unidade II
Prática Ludoterapêutica:
·         Teorias e técnicas das diversas abordagens em Ludoterapia com crianças.
·         A importância dos jogos e brinquedos no processo psicoterapêutico;
·         Setting Ludoterapêutico.
O Brincar nas Práticas da Psicologia com crianças:
·         O psicodiagnóstico em ludoterapia;
·         A prática psicanalítica com crianças;
·         A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica;
·         A intervenção e diagnóstico na prática Clínica;
·         A intervenção e diagnóstico na prática Educacional.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
·         Aulas expositivas, discussão de apresentação, exercícios individuais e coletivos, palestras.

ESTRUTURA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
·         Aulas expositivas; seminários e estudos de casos.
AVALIAÇÃO
·         Elaboração e apresentação de Seminários, Resenha de texto e Prova.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ANGERAMI-CAMON, AUGUSTO, Valdemar. Atendimento infantil na ótica fenomenológica São Paulo: Editora Thomson Pioneira, 2011
FREUD, S., Escritores Criativos e Devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
FRIEDBERG Robert D.; MCCLURE, Jessica M. A Prática Clínica de Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PETRI, Renata. Psicanálise e infância: Clínica com crianças. Cia de Freud; São Paulo: FAPESP, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª Ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
_______. Dibs: em busca de si mesmo. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
COSTA, Terezinha. Psicanálise com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
FREUD, S. Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.São Paulo, SP: Cortez, 1999. 
GADELHA, Y.A.. & MENEZES I. N. Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental. In:
HORSCHUTZ, Renata Whitaker. O sofrimento infantil e as demandas de análise psicoterápica. In: www.psicologiasandplay.com.br/wp-content/uploads/2010/04/o_sofrimento_infantil1.pdf acesso em 10/02/15.
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazem Digital, 2011.

RECURSOS ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS PARA CONSULTA
·         Data-show

DISCIPLINA LUDOTERAPIA: PLANO DE AULA 2015-1

PLANO DE AULA / PSICOLOGIA 2015-1
Docente: ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA
Disciplina: LUDOTERAPIA
Dia (s) de aula: quartas – 18h45min às 20:25h00min                                                                    
Carga Horária: 40h
Avaliação do 1º Bimestre: 14/04/2015                                                                           
Avaliações de 2ª Chamada: 16/06/2015                                
Avaliação do 2º Bimestre: 09/06/2015                                                                                    
Exame: 30/06/2015
Nº de aulas
Dia
Conteúdo Programático
Atividade
Recurso
02
10/02
Apresentação da proposta da disciplina, informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.

Programa da disciplina
04
24/02
História e evolução da Ludoterapia.

Data show
06
03/03
Ludoterapia: definição e objetivo.

Data show
08
07/03
SÁBADO
O Brincar e suas funções no universo infantil.
Significados do Brincar.
Entrega da resenha do texto

FREUD, S., Escritores Criativos e Devaneios. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
10
10/03
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: Comportamental e Fenomenológico-Existencial – A ludoterapia centrada na pessoa.

Data show
12
24/03
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A psicologia analítica de C.G. Jung - O Sandplay (Jogo de areia).

Data show
14
28/03
Sábado

Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise.


16
31/03
 Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise contemporânea


18
07/04
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise contemporânea


20
14/04
1ª AVALIAÇÃO


22
28/04
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia com crianças: A Psicanálise contemporânea

 

Data show
24
05/05
A prática psicanalítica com crianças: O caso Hans


26
12/05
A importância dos jogos e brinquedos no processo psicoterapêutico. Setting Ludoterapêutico.

Data show
28
19/05
O psicodiagnóstico em Ludoterapia

Data show
30
26/05
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica.
Convidado

32
02/06
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica.
Convidado

34
09/06
2ª AVALIAÇÃO


36
16/06
A intervenção e diagnóstico na prática Educacional
2ª CHAMADA
Convidado

38
23/06
Apresentação de caso clínico
Avaliação da disciplina.  Entrega de notas


40
30/06
PROVÃO
Resultado final