segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DISCIPLINA PENSAMENTO E LINGUAGEM: PLANO DE AULA 2015-1


Plano de Aula / Psicologia 2015-1
Docente: Roseli Maria Rodella de Oliveira
Disciplina: Pensamento e Linguagem               
  • Dia de aula: TERÇA-FEIRA - 20:25 – 22:00h                                                                           
  • Carga Horária: 40 H - 2º Período
  • Avaliação do 1º Bimestre:  14/04/15                                                                                  
  • Avaliação do 2º Bimestre: 09 /06/15
  • Avaliações de 2ª Chamada:   16/06/15                                                                                     
  • Exame Final: 30/12/15
Nº de aulas
Dia
Conteúdo Programático
Atividade
Recurso
02
10/02
Apresentação da disciplina informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.

Programa da disciplina

04
24/02
Processos básicos: a relação pensamento e linguagem. Introdução ao tema.

Data show
06
03/03
A relação pensamento e linguagem: definições para a Filosofia, para a Neurociências e para Psicologia.

Data show
08
07/03
SÁBADO
Estudos sobre a linguagem - na antiguidade clássica e no pensamento moderno I (o corte estruturalista).

Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Data show
10
10/03
Estudos sobre a linguagem - o pensamento moderno II e III (Chomsky e a tradição americana da linguística, as posições antropológicas e sociolinguísticas). A análise de Discurso e o pensamento contemporâneo.
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Data show
12
24/03
A relação pensamento e linguagem: A aquisição da linguagem - a natureza e a cultura

BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano:  aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-ano acesso em: 08/02/2015
Data show
14
28/03
Sábado
A relação pensamento e linguagem: A aquisição da linguagem

Filme: O enigma de Kaspar Hauser
Filme
16
31/03

A relação pensamento e linguagem: a aquisição da linguagem nos ouvintes e na surdez
Resenha  do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  (p. 58-71)
Data show
18
07/04
Contribuições da linguagem à Psicologia
Filme: LEV VYGOTSKY (1896-1934) - Marta Kohl de Oliveira
Filme
20
14/04
AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE



22
28/04
Contribuições da linguagem à Psicologia
Aula expositiva

24
0505
Principais noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem.
Aula expositiva
Data show
26
12/05
Produção de sentido, discurso e práticas discursivas Principais noções: linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia.
Filme: Globo Ciência – Saussure e Skynner
Filme
28
19/05
Principais noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia
Resenha e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro:
Data show
30
26/05
Linguagem e Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da linguagem.

Jorge Zahar Ed., 2000.  (p. 09-30)
Data show
32
02/06
AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE

Estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
Data show
34
09/06
Linguagem e Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da linguagem


36
16/06
SEGUNDA CHAMADA
Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem


38
23/06
Entrega de notas.
Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem


40
30/06
EXAME FINAL
Encerramento e avaliação da disciplina


I-              As atividades em vermelhos são as tarefas que os alunos deverão cumprir.
a)             RESENHA* e estudo crítico do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  (p. 58-71). Entregar dia 07/03 VALE NOTA.
b)             FILME: O enigma de Kaspar Hauser. Assistir para debate em sala dia 28/03
c)             RESENHA* e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. (p. 09-30) Entregar dia 19/05 – VALE NOTA.
*Orientação para a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em que você, com suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoais, demonstra sua compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você deve utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu raciocínio. Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões: penso que..., parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha opinião, etc.

II-             Programas, textos e informações da disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário