Plano de Aula / Psicologia 2015-1
Docente: Roseli Maria Rodella de Oliveira
Disciplina: Pensamento e Linguagem
- Dia de aula: TERÇA-FEIRA - 20:25 – 22:00h
- Carga Horária: 40 H - 2º Período
- Avaliação do 1º Bimestre: 14/04/15
- Avaliação do 2º Bimestre: 09 /06/15
- Avaliações de 2ª Chamada: 16/06/15
- Exame Final: 30/12/15
Nº de aulas
|
Dia
|
Conteúdo Programático
|
Atividade
|
Recurso
|
02
|
10/02
|
Apresentação
da disciplina informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de
trabalho do professor.
|
Programa da disciplina
|
|
04
|
24/02
|
Processos básicos: a relação pensamento e linguagem. Introdução
ao tema.
|
Data show
|
|
06
|
03/03
|
A relação pensamento e linguagem: definições para a Filosofia,
para a Neurociências e para Psicologia.
|
Data show
|
|
08
|
07/03
SÁBADO
|
Estudos sobre a linguagem - na
antiguidade clássica e no pensamento moderno I (o corte estruturalista).
|
Leitura
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de
linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
|
Data show
|
10
|
10/03
|
Estudos sobre a linguagem - o
pensamento moderno II e III (Chomsky e a tradição americana da linguística,
as posições antropológicas e sociolinguísticas). A análise de Discurso e o
pensamento contemporâneo.
|
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De
Platão a Foucault. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
|
Data show
|
12
|
24/03
|
A relação pensamento e
linguagem: A aquisição da linguagem - a natureza e a cultura
|
BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano:
aurora da vida. IN:
http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-ano
acesso
em: 08/02/2015
|
Data show
|
14
|
28/03
Sábado
|
A relação pensamento e
linguagem: A aquisição da linguagem
|
Filme: O enigma de Kaspar Hauser
|
Filme
|
16
|
31/03
|
A relação pensamento e
linguagem: a aquisição da linguagem nos ouvintes e na surdez
|
Resenha do texto:
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma
viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (p. 58-71)
|
Data show
|
18
|
07/04
|
Contribuições da linguagem à
Psicologia
|
Filme:
LEV VYGOTSKY (1896-1934) - Marta Kohl de Oliveira
|
Filme
|
20
|
14/04
|
AVALIAÇÃO
DO 1º BIMESTRE
|
||
22
|
28/04
|
Contribuições da linguagem à
Psicologia
|
Aula expositiva
|
|
24
|
0505
|
Principais noções: símbolo,
signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem.
|
Aula
expositiva
|
Data show
|
26
|
12/05
|
Produção de sentido, discurso e
práticas discursivas Principais noções: linguagem, discurso, enunciado,
enunciação, metáfora e metonímia.
|
Filme:
Globo Ciência – Saussure e Skynner
|
Filme
|
28
|
19/05
|
Principais noções: símbolo,
signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso,
enunciado, enunciação, metáfora e metonímia
|
Resenha e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do
Inconsciente. Rio de Janeiro:
|
Data show
|
30
|
26/05
|
Linguagem
e Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da
linguagem.
|
Data show
|
|
32
|
02/06
|
AVALIAÇÃO DO 2º
BIMESTRE
|
Estudo
crítico do texto: Quinet,
Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
|
Data show
|
34
|
09/06
|
Linguagem e Psicanálise: o
mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da linguagem
|
||
36
|
16/06
|
SEGUNDA
CHAMADA
Linguagem
como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como
linguagem
|
||
38
|
23/06
|
Entrega de
notas.
Linguagem como estruturante da
subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
|
||
40
|
30/06
|
EXAME
FINAL
Encerramento
e avaliação da disciplina
|
I-
As atividades em vermelhos são as
tarefas que os alunos deverão cumprir.
a)
RESENHA* e estudo crítico do texto:
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma
viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (p. 58-71). Entregar
dia 07/03 – VALE NOTA.
b)
FILME:
O enigma de Kaspar Hauser.
Assistir para debate em sala dia 28/03
c)
RESENHA* e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do
Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2000. (p. 09-30) Entregar dia 19/05 –
VALE
NOTA.
*Orientação
para a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em que você, com
suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoais, demonstra sua
compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você deve
utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu raciocínio.
Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões: penso que...,
parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha opinião, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário