segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

DISCIPLINA PENSAMENTO E LINGUAGEM: PROGRAMA DE CURSO 2015-1



ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE “PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA



DISCIPLINA: PENSAMENTO E LINGUAGEM 
CÓDIGO DA DISCIPLINA:
PC201093
CARGA HORÁRIA:
   40
CRÉDITO:
  02
EMENTA: Pensamento e Linguagem: Pensamento e linguagem na evolução da espécie humana.  Principais noções referentes a símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, enunciado, enunciação, dentre outros. Contribuições da linguagem à Psicologia e à Psicanálise. Principais campos de estudo da linguística, produção de sentido, discurso e práticas discursivas.
OBJETIVO DO CURSO
ü  Possibilitar que o aluno perceba a relação pensamento e linguagem;
ü  Propiciar ao aluno um aprofundamento na questão da linguagem enquanto comunicação e significação e constituição do sujeito;
ü  Levar ao conhecimento do aluno as idéias centrais sobre os estudos da linguagem na antiguidade clássica, no pensamento moderno e no pensamento contemporâneo;
ü  Distinguir escolas de estudos lingüísticos;
ü  Compreender as principais noções que estruturam a linguagem;
ü  Perceber as principais contribuições da linguagem à Psicologia e à Psicanálise.
ü  Demonstrar os campos de estudo da linguística, tais como a produção de sentido, o discurso e práticas discursivas, possibilitando que o aluno faça uma análise sócio-histórica da linguagem no cotidiano, em diferentes contextos e dimensões sociais.
ü  Identificar os determinantes psicológicos e sociais do pensamento e da linguagem
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS
ü Reconhecer os processos básicos que envolvem o pensamento e linguagem como instâncias humanas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: A função comunicacional da linguagem e a linguagem como expressão do pensamento
1)      Processos básicos: A relação linguagem-pensamento;
2)      Pensamento e linguagem: a linguagem como atividade humana.
3)      Estudos sobre a linguagem:
2.1       Na antiguidade clássica;
2.2       No pensamento moderno: o corte estruturalista;
2.3       No pensamento contemporâneo;
Unidade II: Linguagem e subjetividade:
1)      Principais noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia;
2)      Os campos de estudo da linguística, tais como a produção de sentido, o discurso e práticas discursivas;
3)      O papel da linguagem no desenvolvimento psicológico: a mediação simbólica;
4)      Contribuições da linguagem à Psicologia;
5)      Linguagem e psicanálise:
5.1  O mental é o discurso: Freud e a função de mal-entendido da linguagem;
5.2  Lacan e o “Inconsciente estruturado como linguagem”;
5.3  Lacan e o conceito de sujeito e de discurso.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, interativas (debates), leitura e resenha de textos e apresentação de filmes.
Objetivo da resenha - propiciar que as discussões em sala de aula possam ser mais proveitosas.
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
1ª AVALIAÇÃO:
Resenhas do texto ...................1,0
Prova escrita.............................9,0
2ª AVALIAÇÃO:
Resenha do texto.......................1,0
Prova escrita..............................9,0
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Quinet, Antonio- A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano:  aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-ano acesso em: 08/02/2015.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. In: http:/www.cjh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf
Freud, S. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SAUSSURE, Ferdinand de. (1916). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes; 2008.

RECURSOS ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS
Data show, filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário