FACULDADE
“PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO
DO CURSO DE PSICOLOGIA
|
|||||
DISCIPLINA:
PENSAMENTO E LINGUAGEM
|
|||||
CÓDIGO DA
DISCIPLINA:
PC201093
|
CARGA HORÁRIA:
40
|
CRÉDITO:
02
|
|||
EMENTA:
Pensamento e Linguagem: Pensamento e linguagem na evolução da espécie
humana. Principais noções referentes a
símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, enunciado,
enunciação, dentre outros. Contribuições da linguagem à Psicologia e à
Psicanálise. Principais campos de estudo da linguística, produção de sentido,
discurso e práticas discursivas.
|
|||||
OBJETIVO DO CURSO
ü Possibilitar que o aluno perceba a relação
pensamento e linguagem;
ü Propiciar ao aluno um aprofundamento na questão da
linguagem enquanto comunicação e significação e constituição do sujeito;
ü Levar ao conhecimento do aluno as idéias centrais
sobre os estudos da linguagem na antiguidade clássica, no pensamento moderno
e no pensamento contemporâneo;
ü Distinguir escolas de estudos lingüísticos;
ü Compreender as principais noções que estruturam a
linguagem;
ü Perceber as principais contribuições da linguagem à
Psicologia e à Psicanálise.
ü Demonstrar os campos de estudo da linguística, tais
como a produção de sentido, o discurso e práticas discursivas, possibilitando
que o aluno faça uma análise sócio-histórica da linguagem no cotidiano, em
diferentes contextos e dimensões sociais.
ü Identificar os determinantes psicológicos e sociais
do pensamento e da linguagem
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM
ADQUIRIDAS
ü
Reconhecer os
processos básicos que envolvem o pensamento e linguagem como instâncias
humanas
|
|||||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I:
A função comunicacional da linguagem e a linguagem como expressão do
pensamento
1)
Processos básicos: A relação linguagem-pensamento;
2) Pensamento
e linguagem: a linguagem como atividade humana.
3)
Estudos sobre a linguagem:
2.1 Na
antiguidade clássica;
2.2 No
pensamento moderno: o corte estruturalista;
2.3 No
pensamento contemporâneo;
Unidade
II: Linguagem e subjetividade:
1)
Principais noções: símbolo,
signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso,
enunciado, enunciação, metáfora e metonímia;
2) Os
campos de estudo da linguística, tais como a produção de sentido, o discurso
e práticas discursivas;
3) O papel da
linguagem no desenvolvimento psicológico: a mediação simbólica;
4) Contribuições
da linguagem à Psicologia;
5) Linguagem
e psicanálise:
5.1
O mental é o discurso: Freud e a função de
mal-entendido da linguagem;
5.2
Lacan e o “Inconsciente estruturado como linguagem”;
5.3
Lacan e o conceito de sujeito e de discurso.
|
|||||
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A disciplina
será desenvolvida através de aulas expositivas, interativas (debates),
leitura e resenha de textos e apresentação de filmes.
Objetivo da
resenha - propiciar que as discussões em sala de aula possam ser mais
proveitosas.
|
|||||
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
1ª
AVALIAÇÃO:
Resenhas do
texto ...................1,0
Prova
escrita.............................9,0
2ª
AVALIAÇÃO:
Resenha do texto.......................1,0
Prova
escrita..............................9,0
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARCONDES, Danilo. Textos
básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed.,
2009.
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São
Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BHATTACHARJEE,
Yudhijit. No primeiro ano: aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-ano
acesso em: 08/02/2015.
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia.
14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. In: http:/www.cjh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf
Freud, S. Edição standard das
obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
PIAGET,
Jean. A linguagem e o pensamento da
criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SAUSSURE,
Ferdinand de. (1916). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2000.
VYGOTSKY, L.
S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed.
São Paulo: Martins Fontes; 2008.
|
|||||
RECURSOS
ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS
Data show, filme
|
ESTE BLOG CONTÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS QUE MINISTRO NO CURSO DE PSICOLOGIA, ALÉM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE A PSICANÁLISE
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
DISCIPLINA PENSAMENTO E LINGUAGEM: PROGRAMA DE CURSO 2015-1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário