domingo, 5 de agosto de 2012

PSICOSSOMÁTICA - PLANO DE AULA 2012-2


PLANO DE AULA / PSICOLOGIA 2012-2

Docente: ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA

Disciplina: PSICOSSOMÁTICA

Dia(s) de aula: quartas –20:25 às 22:00h

Carga Horária: 40h

Avaliação do 1º Bimestre: 03/10/2012                                  Avaliações de 2ª Chamada: 12/12/2012                                

Avaliação do 2º Bimestre: 05/12/2012                                   Provão: 19/12/2012


Nº de aulas

Dia

Conteúdo Programático

Atividade

Recurso

02

08/08

Apresentação da proposta da disciplina, informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.



Programa da disciplina

04

15/08

Definição de Psicossomática levando em consideração a perspectiva histórica: Da Antiguidade ao Renascimento





Data show

06

22/08

Definição de Psicossomática levando em consideração a perspectiva histórica: A medicina moderna



Data show

08

29/08

Reflexões epistemológicas sobre a unidade/dualidade corpo/mente e o conceito de saúde/doença



Data show



10

05/09

A revolução freudiana: o corpo, entre o biológico e o erógeno.

Entregar resenha do texto

Data show

12

12/09

A descoberta freudiana: a conversão histérica

Filme: A invenção da Psicanálise – as origens

Data show

14

19/09

A descoberta freudiana: a conversão histérica

 


Data show

16

26/09

 Significados de termos correntes em Psicossomática

Conceitos básicos: Psicogênese, somatização, hipocondria e fenômeno psicossomático.

 


Texto: LIMA, João Paulo Correia. Significados e usos de termos correntes em Psicossomática. In: http://www.psicossomatica-sp.org.br/artigos9.html, acesso em 17/97/2012.

18

03/10

1ª AVALIAÇÃO

 



20

10/10

Significados de termos correntes em Psicossomática

Conceitos básicos: Psicogênese, somatização, hipocondria e fenômeno psicossomático.



Texto: LIMA, João Paulo Correia. Significados e usos de termos correntes em Psicossomática. In: http://www.psicossomatica-sp.org.br/artigos9.html, acesso em 17/97/2012.

22

17/10

Contribuições psicanalíticas na construção e desenvolvimento da psicossomática (Freud, Groddeck, Ferenczi, Alexander)





24

20/10

SÁBADO

Contribuições psicanalíticas na construção e desenvolvimento da psicossomática (Freud, Groddeck, Ferenczi, Alexander)





26

24/10

Correntes Modernas de Psicossomática



Data show

28

31/10

Correntes Modernas de Psicossomática



Data show

30

07/11

Correntes Modernas de Psicossomática



Data show

32

14/11

Fenômeno Psicossomático: uma leitura lacaniana





34

21/11

Fenômeno Psicossomático: uma leitura lacaniana





36

28/11

Apresentação de caso clínico





38

05/12

2ª AVALIAÇÃO







40

12/12

2ª CHAMADA

Apresentação de caso clínico





42

19/12

PROVÃO

Resultado final





OBS:

I- Atividades para os alunos:

a)     RESENHA* DO TEXTO:

SOBRE O MECANISMO PSÍQUICO DOS FENÔMENOS HISTÉRICOS: COMUNICAÇÃO PRELIMINAR (1893)

Do livro:
Estudos sobre a histeria Josef Breuer e Sigmund Freud
VOLUME II (1893-1895)
http://www.psbnacional.org.br/bib/b42.pdf

 Ver publicação no blog do dia 27/07/12

b)     FILME :

A INVENÇÃO DA PSICANÁLISE  http://www.youtube.com/results?search_query=a+inven%C3%A7%C3%A3o+da+psican%C3%A1lise+completo&oq=a+inven%C3%A7%C3%A3o+da+psican&gs_l=youtube.1.1.0l3.1417.6745.0.9089.20.11.0.9.9.1.254.1551.4j4j3.11.0...0.0...1ac.4-1oLQuqrBM

*Orientação para a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em que você, com suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoas, demonstra sua compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você deve utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu raciocínio. Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões: penso que..., parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha opinião, etc.

II-  Programas, textos e informações da disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/