sábado, 4 de agosto de 2012

PLANO DE CURSO 2012-2 - PSICOSSOMÁTICA



ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE “PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA



DISCIPLINA: PSICOSSOMÁTICA 
CÓDIGO DA DISCIPLINA:

CARGA HORÁRIA:
   40
CRÉDITO:
  02
EMENTA: Psicossomática: História da psicossomática. Principais correntes. Sofrimento mental e sofrimento físico. Saúde. Doença. Sintoma. O significado do adoecimento. Integração mente e corpo. A intervenção psicossomática. Pesquisas e Atualidades.
OBJETIVO DO CURSO

ü  Conhecer a perspectiva história da psicossomática;
ü  Realizar reflexões epistemológicas sobre saúde/doença, bem como a dicotomia mente/corpo  para ampliar o olhar sobre o adoecer humano, aproximando o “fragmento do todo”;
ü  Discutir o conceito de psicossomática;
ü  Descrever os mecanismos de funcionamento dos fenômenos psicossomáticos;
ü  Saber identificar e descrever nos indivíduos as manifestações psicossomáticas diferenciando-as das manifestações físicas;
ü  Diferenciar os conceitos de: Psicogênese, conversão, somatização, hipocondria e fenômeno psicossomático;
ü  Refletir sobre os conceitos fundamentais da medicina psicossomática, definindo seus termos, sua especificidade, sua fundamentação teórico-clínica, sua ética, suas origens e campo atual;
ü  Conhecer as correntes modernas de Psicossomática através do conceito lacaniano de fenômeno psicossomático.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS
ü  Construir um saber sobre o sentido do adoecer, que implique na verificação dos laços existentes entre o biológico, o psicológico e o sociológico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I: Perspectivas históricas da psicossomática
  1. Da Antiguidade ao Renascimento;
  2. A Medicina Moderna.
Unidade II: Reflexões epistemológicas sobre e o corpo e mente
  1. Unidade/dualidade corpo/mente;
  2. Conceito de saúde/doença.
Unidade III: A revolução freudiana sobre a concepção de corpo
  1. O corpo - entre o biológico e o erógeno;
  2. A descoberta freudiana: o inconsciente e a pulsão;
  3. A conversão histérica;
  4. Contribuições psicanalíticas na construção e desenvolvimento da psicossomática (Freud, Groddeck, Ferenczi, Alexander).
Unidade III: Correntes Modernas de Psicossomática
1.      O Fenômeno Psicossomático: uma leitura lacaniana
2.      Apresentação de caso clínico.
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas, interativas (debates), leitura e resenha de textos e apresentação de filmes.
Objetivo da resenha - propiciar que as discussões em sala de aula possam ser mais proveitosas.
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
1ª AVALIAÇÃO:
Resenhas do texto........2,0
Prova escrita.............................8,0
2ª AVALIAÇÃO:
Resenha do texto.......................1,0
Prova escrita...............................9,0
BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIMA, João Paulo Correia. Significados e usos de termos correntes em Psicossomática. In: http://www.psicossomatica-sp.org.br/artigos9.html, acesso em 17/97/2012.
FREUD, S. (1893) Estudos sobre a Histeria Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, v. II. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
VOLICH, Rubens Marcelo. Psicossomática: de Hipócrates à Psicanálise. Coleção Clínica Psicanalítica. 7ª Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALEXANDER, Franz. Medicina Psicossomática: princípios e aplicações. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1989.
MELO FILHO, J. Psicossomática hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
GRODDECK, G. O livro d’ISSO. São Paulo: Perspectiva, 1997.
NASIO, J.-D. Psicossomática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10 - Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1993.

RECURSOS ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS
Data show.