FACULDADE
“PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO
DO CURSO DE PSICOLOGIA
|
||
DISCIPLINA:
PSICOSSOMÁTICA
|
||
CÓDIGO DA
DISCIPLINA:
|
CARGA HORÁRIA:
40
|
CRÉDITO:
02
|
EMENTA: Psicossomática: História da psicossomática.
Principais correntes. Sofrimento mental e sofrimento físico. Saúde. Doença.
Sintoma. O significado do adoecimento. Integração mente e corpo. A
intervenção psicossomática. Pesquisas e Atualidades.
|
||
OBJETIVO DO CURSO
ü Conhecer a perspectiva história da
psicossomática;
ü Realizar reflexões epistemológicas sobre saúde/doença,
bem como a dicotomia mente/corpo para ampliar o olhar
sobre o adoecer humano, aproximando o “fragmento do todo”;
ü Discutir o conceito de psicossomática;
ü Descrever os mecanismos de funcionamento
dos fenômenos psicossomáticos;
ü Saber identificar e descrever nos indivíduos as manifestações
psicossomáticas diferenciando-as das
manifestações físicas;
ü Diferenciar os conceitos de:
Psicogênese, conversão, somatização, hipocondria e fenômeno psicossomático;
ü Refletir sobre os conceitos fundamentais
da medicina psicossomática, definindo seus termos, sua especificidade, sua fundamentação
teórico-clínica, sua ética, suas origens e campo atual;
ü Conhecer as correntes modernas de Psicossomática através do conceito
lacaniano de fenômeno psicossomático.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM
ADQUIRIDAS
ü Construir um saber sobre o sentido do
adoecer, que implique na verificação dos laços existentes entre o biológico,
o psicológico e o sociológico.
|
||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I:
Perspectivas históricas da psicossomática
Unidade II: Reflexões epistemológicas sobre e o corpo e mente
Unidade
III: A revolução freudiana sobre a concepção de corpo
Unidade
III: Correntes Modernas de Psicossomática
1. O
Fenômeno Psicossomático: uma leitura lacaniana
2. Apresentação
de caso clínico.
|
||
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A disciplina
será desenvolvida através de aulas expositivas, interativas (debates),
leitura e resenha de textos e apresentação de filmes.
Objetivo da
resenha - propiciar que as discussões em sala de aula possam ser mais
proveitosas.
|
||
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
1ª
AVALIAÇÃO:
Resenhas do
texto........2,0
Prova
escrita.............................8,0
2ª
AVALIAÇÃO:
Resenha do
texto.......................1,0
Prova
escrita...............................9,0
|
||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
LIMA, João Paulo Correia. Significados e usos de termos correntes em Psicossomática. In: http://www.psicossomatica-sp.org.br/artigos9.html,
acesso em 17/97/2012.
FREUD, S. (1893) Estudos
sobre a Histeria Edição standard das obras psicológicas completas de
Sigmund Freud, v. II. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
VOLICH, Rubens
Marcelo. Psicossomática: de Hipócrates à Psicanálise. Coleção Clínica
Psicanalítica. 7ª Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALEXANDER, Franz. Medicina Psicossomática:
princípios e aplicações. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas,
1989.
MELO
FILHO, J. Psicossomática hoje.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
GRODDECK, G. O livro d’ISSO.
São Paulo: Perspectiva, 1997.NASIO, J.-D. Psicossomática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. CID-10 - Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento: descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1993. |
||
RECURSOS
ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS
Data
show.
|
ESTE BLOG CONTÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS QUE MINISTRO NO CURSO DE PSICOLOGIA, ALÉM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE A PSICANÁLISE
sábado, 4 de agosto de 2012
PLANO DE CURSO 2012-2 - PSICOSSOMÁTICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário