sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PLANO DE AULA 2012-2 - PENSAMENTO E LINGUAGEM



Plano de Aula / Psicologia 2012-2
Docente: Roseli Rodella
Disciplina: Pensamento e Linguagem                
  • Dia(s) de aula: TERÇA-FEIRA - 20:25 – 22:00h                                                 Carga Horária: 40 H
  • Avaliação do 1º Bimestre: 02/10                                                             Avaliação do 2º Bimestre: 27/11                                                            
  • Avaliações de 2ª Chamada: 11/12                                                              Provão: 18/12
Nº de aulas
Dia
Conteúdo Programático
Atividade
Recurso
02
07/08
Apresentação da proposta da disciplina, informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.

Programa da disciplina
Data show
04
14/08
Processos básicos: a relação pensamento e linguagem. Introdução ao tema.
Dinâmica de grupo

06
21/08
A relação pensamento e linguagem: definições para a Filosofia, para a Neurociências e para Psicologia.
Estudo crítico do texto: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. Cap.

08
28/08
A relação pensamento e linguagem: a aquisição da linguagem nos ouvintes e na surdez
Resenha e estudo crítico do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  (p. 58-71)
Debate
10
04/09
A aquisição da linguagem
Filme: O enigma de Kaspar Hauser
Data show/filme
12
11/09
Estudos sobre a linguagem - na antigüidade clássica e no pensamento moderno I (o corte estruturalista).
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Data show
14
18/09
Estudos sobre a linguagem - o pensamento moderno II (Chomsky e a tradição americana da lingüística, as posições antropológicas e sociolingüísticas).
Leitura: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Data show 
16
25/09
Estudos sobre a linguagem - o pensamento moderno III (análise de Discurso) e o pensamento contemporâneo
Leitura: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Data show
18
02/10
1ª AVALIAÇÃO


20
09/10
Contribuições da linguagem à Psicologia
Aula expositiva

22
16/10
Contribuições da linguagem à Psicologia
Filme: LEV VYGOTSKY (1896-1934) - Marta Kohl de Oliveira

Data show/Filme
24
23/10
Produção de sentido, discurso e práticas discursivas
Aula expositiva
Data show
26
30/10
Principais noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia.
Filme: Globo Ciência – Saussure e Skynner
Data show
28
06/11
Principais noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia
Aula expositiva
Data show
      30
13/11
Linguagem e Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da linguagem.
Resenha e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.  (p. 09-30)
Data show/Filme
32
20/11
Linguagem e Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da linguagem
Estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
Debate
34
27/11
2ª AVALIAÇÃO



36
04/12
Entrega de notas, avaliação da disciplina
Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
Aula expositiva

38
11/12
2ª CHAMADA
Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
Aula expositiva

40
18/12
PROVÃO
Caso clínico


OBS:
I-                    As atividades em vermelhos são as tarefas que os alunos deverão cumprir.
a)   RESENHA* e estudo crítico do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  (p. 58-71). Entregar dia 21/08 – VALE NOTA
b)   FILME: O enigma de Kaspar Hauser. Assistir para debate em sala dia 04/09
c)    RESENHA* e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. (p. 09-30) Entregar dia 06/11
*Orientação para a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em que você, com suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoas, demonstra sua compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você deve utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu raciocínio. Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões: penso que..., parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha opinião, etc.
II-                  Programas, textos e informações da disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário