Plano de Aula / Psicologia 2012-2
Docente: Roseli Rodella
Disciplina: Pensamento e Linguagem
- Dia(s) de aula: TERÇA-FEIRA - 20:25 – 22:00h Carga Horária: 40 H
- Avaliação do 1º Bimestre: 02/10 Avaliação do 2º Bimestre: 27/11
- Avaliações de 2ª Chamada: 11/12 Provão: 18/12
Nº
de aulas
|
Dia
|
Conteúdo
Programático
|
Atividade
|
Recurso
|
02
|
07/08
|
Apresentação da proposta da disciplina, informação sobre
as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.
|
Programa da disciplina
Data show
|
|
04
|
14/08
|
Processos básicos: a relação pensamento e linguagem.
Introdução ao tema.
|
Dinâmica de grupo
|
|
06
|
21/08
|
A relação pensamento e linguagem: definições
para a Filosofia, para a Neurociências e para Psicologia.
|
Estudo
crítico do texto: CHAUI, Marilena. Convite
à filosofia. 14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. Cap.
|
|
08
|
28/08
|
A relação pensamento e linguagem: a aquisição da linguagem nos
ouvintes e na surdez
|
Resenha
e estudo crítico do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia
das Letras, 2010. (p. 58-71)
|
Debate
|
10
|
04/09
|
A aquisição da
linguagem
|
Filme: O enigma de Kaspar Hauser
|
Data show/filme
|
12
|
11/09
|
Estudos sobre a
linguagem - na antigüidade clássica e no pensamento moderno I (o corte
estruturalista).
|
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2009.
|
Data show
|
14
|
18/09
|
Estudos sobre a
linguagem - o pensamento moderno II (Chomsky e a tradição americana da
lingüística, as posições antropológicas e sociolingüísticas).
|
Leitura: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2009.
|
Data show
|
16
|
25/09
|
Estudos sobre a
linguagem - o pensamento moderno III (análise de Discurso) e o pensamento
contemporâneo
|
Leitura: MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2009.
|
Data show
|
18
|
02/10
|
1ª AVALIAÇÃO
|
||
20
|
09/10
|
Contribuições da linguagem à Psicologia
|
Aula expositiva
|
|
22
|
16/10
|
Contribuições
da linguagem à Psicologia
|
Filme: LEV VYGOTSKY (1896-1934)
- Marta Kohl de Oliveira
|
Data show/Filme
|
24
|
23/10
|
Produção de
sentido, discurso e práticas discursivas
|
Aula expositiva
|
Data show
|
26
|
30/10
|
Principais
noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua,
linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia.
|
Filme: Globo Ciência – Saussure
e Skynner
|
Data show
|
28
|
06/11
|
Principais noções: símbolo, signo, significado, significante,
sentido, fala, língua, linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e
metonímia
|
Aula expositiva
|
Data show
|
30
|
13/11
|
Linguagem e Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de
mal-entendido da linguagem.
|
Resenha e estudo crítico do
texto: Quinet, Antonio. A
descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000. (p. 09-30)
|
Data show/Filme
|
32
|
20/11
|
Linguagem e
Psicanálise: o mental é o discurso. Freud e a função de mal-entendido da
linguagem
|
Estudo crítico do texto: Quinet,
Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000.
|
Debate
|
34
|
27/11
|
2ª AVALIAÇÃO
|
||
36
|
04/12
|
Entrega de notas, avaliação da disciplina
Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é
estruturado como linguagem
|
Aula expositiva
|
|
38
|
11/12
|
2ª CHAMADA
Linguagem como
estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
|
Aula expositiva
|
|
40
|
18/12
|
PROVÃO
Caso clínico
|
OBS:
I-
As
atividades em vermelhos são as tarefas que os alunos deverão cumprir.
a)
RESENHA* e
estudo crítico do texto: SACHS, Oliver. Vendo
Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras,
2010. (p. 58-71). Entregar dia 21/08 – VALE NOTA
b)
FILME: O enigma de Kaspar Hauser. Assistir
para debate em sala dia 04/09
c)
RESENHA* e
estudo crítico do texto: Quinet,
Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. (p. 09-30) Entregar dia 06/11
*Orientação para
a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em
que você, com suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoas,
demonstra sua compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você
deve utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu
raciocínio. Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões:
penso que..., parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha
opinião, etc.
II-
Programas, textos e informações da disciplina no
Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário