ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA
“PIO DÉCIMO” S/C LTDAFACULDADE
“PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO
DO CURSO DE PSICOLOGIA
|
||
DISCIPLINA:
PENSAMENTO E LINGUAGEM
|
||
CÓDIGO DA
DISCIPLINA:
PC201093
|
CARGA HORÁRIA:
40
|
CRÉDITO:
02
|
EMENTA:
Pensamento e Linguagem: Pensamento e linguagem na evolução da espécie
humana. Principais noções referentes a
símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, enunciado,
enunciação, dentre outros. Contribuições da linguagem à Psicologia e à
Psicanálise. Principais campos de estudo da linguística, produção de sentido,
discurso e práticas discursivas.
|
||
OBJETIVO DO CURSO
a) Possibilitar que o aluno perceba a relação
pensamento e linguagem;
b) Propiciar ao aluno um aprofundamento na
questão da linguagem enquanto comunicação e significação e constituição do
sujeito;
c)
Levar ao conhecimento do aluno as idéias
centrais sobre os estudos da linguagem na antiguidade clássica, no pensamento
moderno e no pensamento contemporâneo;
d)
Distinguir escolas de estudos lingüísticos;
e)
Compreender as principais noções que
estruturam a linguagem;
f)
Perceber as principais contribuições da
linguagem à Psicologia e à Psicanálise.
g)
Demonstrar os campos de estudo da
linguística, tais como a produção de sentido, o discurso e práticas
discursivas, possibilitando que o aluno faça uma análise sócio-histórica da
linguagem no cotidiano, em diferentes contextos e dimensões sociais.
h)
Identificar os determinantes psicológicos e
sociais do pensamento e da linguagem
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM
ADQUIRIDAS
a) Reconhecer
os processos básicos que envolvem o pensamento e linguagem como instâncias
humanas
|
||
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I:
A função comunicacional da linguagem e a linguagem como expressão do
pensamento
1)
Processos básicos: A relação
linguagem-pensamento;
2) Pensamento
e linguagem: a linguagem como atividade humana.
3)
Estudos sobre a linguagem:
2.1 Na
antiguidade clássica;
2.2 No
pensamento moderno: o corte estruturalista;
2.3 No
pensamento contemporâneo;
Unidade
II: Linguagem e subjetividade:
1)
Principais noções: símbolo,
signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso,
enunciado, enunciação, metáfora e metonímia;
2) Os
campos de estudo da linguística, tais como a produção de sentido, o discurso
e práticas discursivas;
3) O papel da
linguagem no desenvolvimento psicológico: a mediação simbólica;
4) Contribuições
da linguagem à Psicologia;
5) Linguagem
e psicanálise:
5.1
O mental é o discurso: Freud e a função de
mal-entendido da linguagem;
5.2
Lacan e o “Inconsciente estruturado como
linguagem”;
5.3
Lacan e o conceito de sujeito e de discurso.
|
||
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
A disciplina
será desenvolvida através de aulas expositivas, interativas (debates),
leitura e resenha de textos e apresentação de filmes.
Objetivo da
resenha - propiciar que as discussões em sala de aula possam ser mais
proveitosas.
|
||
ESTRUTURA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS
1ª
AVALIAÇÃO:
Resenhas do
texto e filme........2,0
Prova
escrita.............................8,0
2ª
AVALIAÇÃO:
Resenha do
texto.......................1,0
Prova
escrita...............................9,0
|
||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARCONDES, Danilo. Textos
básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Ed.,
2009.
Quinet,
Antonio- A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000.
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São
Paulo: Companhia das Letras, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia.
14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. In: http:/www.cjh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf
Freud, S. Edição standard das
obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
PIAGET,
Jean. A linguagem e o pensamento da
criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SAUSSURE,
Ferdinand de. (1916). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2000.
VYGOTSKY, L.
S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed.
São Paulo: Martins Fontes; 2008.
|
||
RECURSOS
ELETRÔNICOS E AUDIOVISUAIS
Data
show.
|
ESTE BLOG CONTÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS QUE MINISTRO NO CURSO DE PSICOLOGIA, ALÉM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE A PSICANÁLISE
sexta-feira, 3 de agosto de 2012
PROGRAMA DE CURSO - PENSAMENTO E LINGUAGEM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário