PLANO
DE AULA / PSICOLOGIA 2013-1
Docente:
ROSELI MARIA RODELLA DE OLIVEIRA
Disciplina:
LUDOTERAPIA
Dia (s) de aula: quartas – 20h25min às 22h00min Carga
Horária: 40h
Avaliação do 1º Bimestre: 27/03/2013
Avaliação do 2º Bimestre: 12/06/2013
Avaliações
de 2ª Chamada: 19/06/2013
Provão:
26/06/2013
Nº de aulas
|
Dia
|
Conteúdo Programático
|
Atividade
|
Recurso
|
02
|
06/02
|
Apresentação da proposta da
disciplina, informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de
trabalho do professor.
|
|
Programa da disciplina
|
04
|
13/02
|
História e evolução da Ludoterapia.
|
|
Data show
|
06
|
20/02
|
Ludoterapia: definição e
objetivo.
|
|
Data show
|
08
|
27/02
|
O Brincar e suas funções no universo infantil.
|
Entrega da resenha do texto
|
FREUD, S., Escritores Criativos
e Devaneios. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
|
10
|
06/03
|
Significados do Brincar.
|
|
|
12
|
13/03
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: Comportamental e Fenomenológico-Existencial – A ludoterapia
centrada na pessoa.
|
|
|
14
|
20/03
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A psicologia analítica de C.G. Jung - O Sandplay (Jogo de
areia).
|
Seminário
Grupo 2
|
|
16
|
27/03
|
1ª AVALIAÇÃO
|
|
|
18
|
03/04
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A Psicanálise.
|
|
Data show
|
20
|
10/04
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A Psicanálise: origens da técnica do brincar.
|
Seminário
Grupo 3 |
|
22
|
17/04
|
Teorias e técnicas das abordagens em Ludoterapia
com crianças: A Psicanálise contemporânea
|
|
Data show
|
24
|
24/04
|
A prática psicanalítica com crianças: O caso
Hans.
|
Seminário
Grupo 4
|
|
26
|
08/05
|
A importância dos jogos e brinquedos no processo
psicoterapêutico. Setting Ludoterapêutico.
|
|
Data show
|
28
|
15/05
|
O psicodiagnóstico em ludoterapia
|
|
Data show
|
30
|
22/05
|
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica.
|
Convidado
|
|
32
|
29/05
|
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica.
|
Convidado
|
|
34
|
05/06
|
A intervenção e diagnóstico na
prática Educacional.
|
Convidado
|
|
36
|
12/06
|
2ª AVALIAÇÃO
|
|
|
38
|
19/06
|
Apresentação de caso clínico.
2ª CHAMADA
|
|
|
40
|
26/06
|
Apresentação de caso clínico
PROVÃO
|
|
|
I-
Atividades para os
alunos:
a)
Seminários:
Usar as referências abaixo. Para pesquisa na internet usar
sites confiáveis, como os das Associações referentes ao tema pesquisado,
Scielo, BVS – Biblioteca Virtual em Saúde, etc.
Grupo 1 –
GADELHA, Y.A.. & MENEZES
I. N. Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia
comportamental. In:
www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/.../article/.../344,
acesso em 02/02/2013.
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª Ed. Belo
Horizonte: Interlivros, 1984.
______. Dibs: em busca de si mesmo. 21ª Ed. Rio
de Janeiro: Agir, 2005.
Grupo 2-
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazém
Digital, 2011.
Grupo 3 –
COSTA, Terezinha. Psicanálise com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
Grupo 4 –
FREUD, S., Análise
de uma fobia em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras
Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago,
1987.
b) Resenha do texto – entregar dia
03/04:
FREUD, S., Escritores Criativos e Devaneios. Edição
Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XI. Rio de
Janeiro: Editora Imago, 1987.
II-
Programas, textos e
informações sobre a disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário