ASSOCIAÇÃO
DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE
“PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO
DO CURSO DE PSICOLOGIA
|
|||||
DISCIPLINA:
LUDOTERAPIA
|
|||||
CÓDIGO DA DISCIPLINA:
|
CARGA HORÁRIA:
40
|
CRÉDITO:
02
|
|||
EMENTA
A técnica de brincar com forma de comunicação na
análise infantil. Conceitos e fundamentos relacionados aos jogos e
brincadeiras – sobre teoria e técnicas.
|
|||||
OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar aos alunos elementos para elaboração
de um trabalho psicoterápico e psicodiagnóstico com crianças, através do conhecimento
das teorias e técnicas ligadas ao brincar.
Específicos:
·
Propiciar uma visão sobre as funções do brincar para
as crianças;
·
Caracterizar Ludoterapia;
·
Apresentar as teorias e técnicas das diversas
abordagens em Ludoterapia com crianças;
·
Explicitar a importância do brincar no processo
psicoterapêutico;
·
Preparar o aluno para realizar intervenções
ludoterapêuticas;
·
Identificar as impressões psicodiagnósticas através
da técnica ludoterápica;
·
Apresentar e discutir as especificidades da
intervenção na clínica com crianças na abordagem psicanalítica.
|
|||||
CONTEUDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Reflexões Gerais sobre a Ludoterapía:
·
História e Evolução da Ludoterapia;
·
Ludoterapia: definição e objetivo;
A importância do brincar:
·
O Brincar e suas funções no universo infantil;
·
Significados do Brincar;
Unidade II
Prática Ludoterapêutica:
·
Teorias e técnicas das diversas abordagens em
Ludoterapia com crianças.
·
A importância dos jogos e brinquedos no processo
psicoterapêutico;
·
Setting Ludoterapêutico.
O Brincar nas Práticas da Psicologia com
crianças:
·
O psicodiagnóstico em ludoterapia;
·
A prática psicanalítica com crianças;
·
A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica;
·
A intervenção e diagnóstico na prática Clínica;
·
A intervenção e diagnóstico na prática
Educacional.
|
|||||
METODOLOGIA
·
Aulas expositivas; seminários e estudos de casos.
|
|||||
AVALIAÇÃO
·
Elaboração e apresentação de Seminários, Resenha
de texto e Prova.
|
|||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COSTA, Terezinha. Psicanálise
com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
AXLINE, Virginia. Dibs: em busca de si mesmo.
21ª Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
FREUD, S., Escritores Criativos
e Devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund
Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ABERASTURY,
A. A criança e seus jogos. Trad. Marialzira Perestello. 2ed. Porto Alegre: Artimed,
1992.
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª
Ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
FREUD, S., Análise de uma fobia
em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras Psicológicas
Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira
e a educação.São Paulo, SP: Cortez, 1999.
GADELHA,
Y.A.. & MENEZES I. N. Estratégias
lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental.
In:
www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/.../article/.../344,
acesso em 02/02/2013.
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se
quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazem Digital, 2011.
|
ESTE BLOG CONTÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS DISCIPLINAS QUE MINISTRO NO CURSO DE PSICOLOGIA, ALÉM DE INFORMAÇÕES E NOTÍCIAS SOBRE A PSICANÁLISE
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
LUDOTERAPIA - Plano de Curso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário