terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

LUDOTERAPIA - Plano de Curso






 
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA “PIO DÉCIMO” S/C LTDA
FACULDADE “PIO DÉCIMO”
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA




DISCIPLINA:
LUDOTERAPIA

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

CARGA HORÁRIA:
40
CRÉDITO:
02
EMENTA
A técnica de brincar com forma de comunicação na análise infantil. Conceitos e fundamentos relacionados aos jogos e brincadeiras – sobre teoria e técnicas.
 OBJETIVOS
Geral:
Proporcionar aos alunos elementos para elaboração de um trabalho psicoterápico e psicodiagnóstico com crianças, através do conhecimento das teorias e técnicas ligadas ao brincar.
Específicos:
·         Propiciar uma visão sobre as funções do brincar para as crianças;
·         Caracterizar Ludoterapia;
·         Apresentar as teorias e técnicas das diversas abordagens em Ludoterapia com crianças;
·         Explicitar a importância do brincar no processo psicoterapêutico;
·         Preparar o aluno para realizar intervenções ludoterapêuticas;
·         Identificar as impressões psicodiagnósticas através da técnica ludoterápica;
·         Apresentar e discutir as especificidades da intervenção na clínica com crianças na abordagem psicanalítica.
CONTEUDO PROGRAMÁTICO
Unidade I
Reflexões Gerais sobre a Ludoterapía:
·         História e Evolução da Ludoterapia;
·         Ludoterapia: definição e objetivo;
A importância do brincar:
·         O Brincar e suas funções no universo infantil;
·         Significados do Brincar;
Unidade II
Prática Ludoterapêutica:
·         Teorias e técnicas das diversas abordagens em Ludoterapia com crianças.
·         A importância dos jogos e brinquedos no processo psicoterapêutico;
·         Setting Ludoterapêutico.
O Brincar nas Práticas da Psicologia com crianças:
·         O psicodiagnóstico em ludoterapia;
·         A prática psicanalítica com crianças;
·         A intervenção e diagnóstico na prática Jurídica;
·         A intervenção e diagnóstico na prática Clínica;
·         A intervenção e diagnóstico na prática Educacional.
METODOLOGIA
·         Aulas expositivas; seminários e estudos de casos.
AVALIAÇÃO
·         Elaboração e apresentação de Seminários, Resenha de texto e Prova.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COSTA, Terezinha. Psicanálise com Crianças. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2007.
AXLINE, Virginia. Dibs: em busca de si mesmo. 21ª Ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
FREUD, S., Escritores Criativos e Devaneios. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XI. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. 2ª Ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
FREUD, S., Análise de uma fobia em um menino de cinco anos. Edição Standard das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. X. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
KISHIMOTO. T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.São Paulo, SP: Cortez, 1999. 
GADELHA, Y.A.. & MENEZES I. N. Estratégias lúdicas na relação terapêutica com crianças na terapia comportamental. In:
LEVY, Edna Garcia. Tornar-se quem se é: A constelação do Self no jogo de areia. Armazem Digital, 2011.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário