domingo, 2 de agosto de 2015

Plano de Aula / Psicologia 2015-2 - Disciplina Pensamento e Linguagem


 
Plano de Aula / Psicologia 2015-2
Docente: Roseli Maria Rodella de Oliveira
Disciplina: Pensamento e Linguagem  - CÓDIGO DA DISCIPLINA: PC201093
Ementa: Pensamento e Linguagem: Pensamento e linguagem na evolução da espécie humana.  Principais noções referentes a símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, enunciado, enunciação, dentre outros. Contribuições da linguagem à Psicologia e à Psicanálise. Principais campos de estudo da linguística, produção de sentido, discurso e práticas discursivas.             
Dia de aula: TERÇA-FEIRA -  20:30h    - 22:00h   
Carga Horária: 40 H - 2º Período
Avaliação do 1º Bimestre:  29/09/15                                                                               
Avaliações de 2ª Chamada:   15/12/15
Avaliação do 2º Bimestre: 24 /11/ 15                                                                                    
Exame Final: 22/12/15

Nº de aulas
Dia
Conteúdo Programático
Atividade
Recurso
02
04/08
Apresentação da disciplina informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de trabalho do professor.
Introdução ao tema
 
Programa da disciplina Plano de Aula
 
04
11/08
Processos básicos: a relação pensamento e linguagem. Introdução ao tema.
 
Data show
06
18/08
A relação pensamento e linguagem: definições para a Filosofia, para a Neurociências e para Psicologia.
 
Data show
08
25/08
Estudos sobre a linguagem - na antiguidade clássica e no pensamento moderno I
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.  
Data show
10
01/09
A Estudos sobre a linguagem - o pensamento moderno II e III
A análise de Discurso e o pensamento contemporâneo.
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
 
Data show
 
12
08/09
A relação pensamento e linguagem: A aquisição da linguagem - a natureza e a cultura.
BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano:  aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro- ano acesso em: 08/02/2015
 
14
15/09
A relação pensamento e linguagem: A aquisição da linguagem nos ouvintes e na surdez
 
Resenha  do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  (p. 58-71)
 
16
22/09
A relação pensamento e linguagem: A aquisição da linguagem no adulto sem estimulação da cultura.
Filme: O enigma de Kaspar Hauser
Data show-Filme
18
29/09
AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE
 
 
20
06/10
Contribuições da linguagem à Psicologia - Piaget
Aula expositiva
 
22
13/10
Contribuições da linguagem à Psicologia- Vygotsky
Filme: LEV VYGOTSKY (1896-1934) - Marta Kohl de Oliveira
Filme
24
20/10
Contribuições da linguagem à Psicologia- Vygotsky
Texto resenha do filme
 
26
27/10
Contribuições da linguagem à Psicologia
Aula expositiva
Data show
28
03/11
Principais noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua, linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia, produção de sentido, discurso e práticas discursivas.
Resenha e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.  (p. 09-30)
Data show
30
10/11
Linguagem e Psicanálise: o mental é o discurso. Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
Estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
 
32
17/11
Linguagem como estruturante da subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
Estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
 
34
24/11
AVALIAÇÃO DO 2º BIMESTRE
 
 
36
01/12
ENTREGA DE NOTAS.
Linguagem e Psicanálise: Freud e a função de mal-entendido da linguagem
 
 
38
15/12
SEGUNDA CHAMADA
Linguagem e Psicanálise: Freud e a função de mal-entendido da linguagem
 
 
40
22/12
EXAME FINAL
Encerramento e avaliação da disciplina
 
 

I-              As atividades em vermelhos são as tarefas que os alunos deverão cumprir.

a)             RESENHA* e estudo crítico do texto: SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.  (p. 58-71). Entregar dia 15/09 VALE NOTA.
b)             FILME: O enigma de Kaspar Hauser. Assistir para debate em sala dia 22/09
c)             RESENHA* e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. (p. 09-30) Entregar dia 03/11 – VALE NOTA.

*Orientação para a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em que você, com suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoais, demonstra sua compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você deve utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu raciocínio. Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões: penso que..., parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha opinião, etc.

II-             Programas, textos e informações da disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/ 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
Quinet, Antonio- A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. 
BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano:  aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-ano acesso em: 08/02/2015.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. In: http:/www.cjh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf.
Freud, S. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SAUSSURE, Ferdinand de. (1916). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes; 2008.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário