Plano de Aula / Psicologia 2015-2
Docente: Roseli Maria Rodella de Oliveira
Disciplina: Pensamento e
Linguagem - CÓDIGO DA DISCIPLINA: PC201093
Ementa: Pensamento e Linguagem:
Pensamento e linguagem na evolução da espécie humana. Principais noções referentes a símbolo,
signo, significado, significante, sentido, fala, língua, enunciado, enunciação,
dentre outros. Contribuições da linguagem à Psicologia e à Psicanálise.
Principais campos de estudo da linguística, produção de sentido, discurso e
práticas discursivas.
Dia de aula: TERÇA-FEIRA - 20:30h
- 22:00h
Carga Horária: 40 H - 2º Período
Avaliação do 1º Bimestre: 29/09/15
Avaliações
de 2ª Chamada: 15/12/15
Avaliação do 2º Bimestre: 24 /11/
15
Exame
Final: 22/12/15
Nº de aulas
|
Dia
|
Conteúdo Programático
|
Atividade
|
Recurso
|
02
|
04/08
|
Apresentação
da disciplina informação sobre as atividades a serem desenvolvidas e forma de
trabalho do professor.
Introdução
ao tema
|
Programa da disciplina Plano de Aula
|
|
04
|
11/08
|
Processos básicos: a relação pensamento e linguagem. Introdução
ao tema.
|
Data show
|
|
06
|
18/08
|
A relação pensamento e linguagem: definições para a Filosofia,
para a Neurociências e para Psicologia.
|
Data show
|
|
08
|
25/08
|
Estudos sobre a linguagem - na
antiguidade clássica e no pensamento moderno I
|
Leitura
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de
linguagem: De Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2009.
|
Data show
|
10
|
01/09
|
A Estudos sobre a linguagem - o
pensamento moderno II e III
A análise de Discurso e o
pensamento contemporâneo.
|
Leitura MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De
Platão a Foucault. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2009.
|
Data show
|
12
|
08/09
|
A relação pensamento e
linguagem: A aquisição da linguagem - a natureza e a cultura.
|
BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano: aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-
ano acesso
em: 08/02/2015
|
|
14
|
15/09
|
A relação pensamento e
linguagem: A aquisição da linguagem nos ouvintes e na surdez
|
Resenha do
texto: SACHS, Oliver. Vendo
Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras,
2010. (p. 58-71)
|
|
16
|
22/09
|
A relação pensamento e linguagem:
A aquisição da linguagem no adulto sem estimulação da cultura.
|
Filme: O enigma de Kaspar Hauser
|
Data show-Filme
|
18
|
29/09
|
AVALIAÇÃO
DO 1º BIMESTRE
|
||
20
|
06/10
|
Contribuições da linguagem à
Psicologia - Piaget
|
Aula expositiva
|
|
22
|
13/10
|
Contribuições da linguagem à
Psicologia- Vygotsky
|
Filme: LEV VYGOTSKY (1896-1934) -
Marta Kohl de Oliveira
|
Filme
|
24
|
20/10
|
Contribuições da linguagem à
Psicologia- Vygotsky
|
Texto
resenha do filme
|
|
26
|
27/10
|
Contribuições da linguagem à
Psicologia
|
Aula expositiva
|
Data show
|
28
|
03/11
|
Principais
noções: símbolo, signo, significado, significante, sentido, fala, língua,
linguagem, discurso, enunciado, enunciação, metáfora e metonímia, produção de
sentido, discurso e práticas discursivas.
|
Resenha e estudo crítico do texto: Quinet,
Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000. (p. 09-30)
|
Data show
|
30
|
10/11
|
Linguagem e Psicanálise: o
mental é o discurso. Linguagem como estruturante da subjetividade: o
inconsciente é estruturado como linguagem
|
Estudo
crítico do texto: Quinet,
Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000.
|
|
32
|
17/11
|
Linguagem como estruturante da
subjetividade: o inconsciente é estruturado como linguagem
|
Estudo crítico do texto: Quinet,
Antonio. A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000.
|
|
34
|
24/11
|
AVALIAÇÃO DO 2º
BIMESTRE
|
||
36
|
01/12
|
ENTREGA DE
NOTAS.
Linguagem e Psicanálise: Freud
e a função de mal-entendido da linguagem
|
||
38
|
15/12
|
SEGUNDA
CHAMADA
Linguagem
e Psicanálise: Freud e a função de mal-entendido da linguagem
|
||
40
|
22/12
|
EXAME
FINAL
Encerramento
e avaliação da disciplina
|
I-
As atividades em vermelhos são as
tarefas que os alunos deverão cumprir.
a)
RESENHA* e estudo crítico do texto:
SACHS, Oliver. Vendo Vozes: uma
viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. (p. 58-71). Entregar
dia 15/09 – VALE NOTA.
b)
FILME:
O enigma de Kaspar Hauser.
Assistir para debate em sala dia 22/09
c)
RESENHA* e estudo crítico do texto: Quinet, Antonio. A descoberta do
Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge
Zahar Ed., 2000. (p. 09-30) Entregar dia 03/11 –
VALE
NOTA.
*Orientação
para a elaboração das resenhas: Uma resenha é uma análise crítica de um texto em que você, com
suas próprias palavras, sintetiza suas opiniões pessoais, demonstra sua
compreensão do texto e o seu julgamento crítico sobre ele. Você deve
utilizar-se das ideias do texto, citando-as para ilustrar o seu raciocínio.
Mesmo sendo um texto acadêmico você pode utilizar as expressões: penso que...,
parece-me que..., a meu ver..., considero que..., em minha opinião, etc.
II-
Programas,
textos e informações da disciplina no Blog: http://roselirodella.blogspot.com.br/
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: De
Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2009.
Quinet,
Antonio- A descoberta do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,
2000.
SACHS, Oliver. Vendo
Vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras,
2010.
BHATTACHARJEE, Yudhijit. No primeiro ano: aurora da vida. IN: http://nationalgeographic.pt/index.php/ng-revista/79-edicoes/166/349-no-primeiro-ano
acesso em: 08/02/2015.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia.
14ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2010. In: http:/www.cjh.ufsc.br/~wfil/convite.pdf.
Freud, S. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SAUSSURE, Ferdinand de. (1916). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes; 2008.
Freud, S. Edição standard das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro: Editora Imago, 1987.
PIAGET, Jean. A linguagem e o pensamento da criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
SAUSSURE, Ferdinand de. (1916). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, 2000.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 4ª Ed. São Paulo: Martins Fontes; 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário