'Psicanálise é a medicina da alma do nosso
século'
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,psicanalise-e-a-medicina-da-alma-do-nosso-seculo,437434,0.htm
Especialistas refletem sobre a
obra do pensador, 70 anos após a sua morte; leia aqui entrevista com Elizabeth
Roudinesco; leia ainda, no 'Cultura', artigos de Joel Birman, Maria Rita Kehl,
Sérgio Telles e Luiz Albeto Hanns
PARIS - Poucos intelectuais traduziram tão bem sua época como Sigmund
Freud fez com o século 20. Em sua obra, estão expressas as bases de conceitos tão
poderosos e, ao mesmo tempo, tão legíveis, que se tornaram parte do cotidiano
com a velocidade característica de sua época. É o caso do inconsciente - um
conceito já elaborado nos séculos 18 e 19 por autores como Leibniz e Edward von
Hartmann. Reinterpretada por Freud, a ideia de que o que falamos pode ter
significados ocultos que fogem à esfera da consciência e, portanto, ao nosso
domínio, é hoje reconhecível por todos.
Resumir seu pensamento a esse conceito, porém, é limitar uma obra
enérgica e influente, alerta Elisabeth Roudinesco. Psicanalista, historiadora,
docente, escritora, discípula de Jacques Lacan, amiga de Jacques Derrida,
Elisabeth é, aos 64 anos recém-feitos, um dos pensadores vivos mais importantes
de sua área, a psicanálise - um dos legados de Freud à humanidade. Segundo a
intelectual marxista, o médico neurologista convertido em gênio está por trás,
de uma forma ou de outra, de todas as formas de emancipações vividas pela
sociedade do século 20, das quais o feminismo e a liberação sexual são só dois
exemplos evidentes.
Além de suas atividades acadêmicas, que a levam a viajar o mundo todo,
Elisabeth, uma das intelectuais mais respeitadas da França, se mantém
hiperativa como escritora. E no centro de seus interesses está Freud. Ele
explicaria a efervescência da autora, que lançará dois novos livros - Histoire
de la Psychanalyse en France (La Pochotèque) e Retour à la Question
Juive (Albin Michel) - nos próximos dias.
Previsto para outubro, Em Defesa da Psicanálise (Jorge Zahar, 248
págs.) é o seu próximo lançamento no Brasil. Nessa obra, estão reunidos
entrevistas e ensaios da autora inéditos no País. Organizados pelo psicanalista
Marco Antonio Coutinho Jorge, os textos são de épocas diversas e abordam temas
polêmicos: a falta de participação dos psicanalistas na vida pública, a
homossexualidade, o antissemitismo e a ciência, além das conexões da
psicanálise com a medicina e a filosofia. No livro, a resposta da autora para
os que falam da morte da psicanálise é direta: "Que ilusão!"
Em 23 de setembro de 1939, Freud morria em Londres. Às vésperas do
aniversário de 70 anos de seu desaparecimento, o Estado pediu ajuda a Elisabeth
para esmiuçar a herança de um mestre. Em seu apartamento, em um quartier
pequeno-burguês de Paris, na quarta-feira, foram registradas mais de duas horas
de entrevista exclusiva. A seguir, sua síntese.
Estamos a 70 anos da morte de Freud. O que ainda é
tão representativo em sua obra? Por que ele é uma referência para a própria
humanidade?
Ele é o único a ter teorizado, assim como seus herdeiros, o que chamamos
de inconsciente. Não falo do subconsciente nem do inconsciente dos psicólogos.
Eu me refiro ao inconsciente, que pode ser traduzido pela noção de que, quando
alguém fala, não sabe o que diz. Há milhões de exemplos concretos, como o
ministro do Interior da França (Brice Hortefeux), que fez declarações racistas
na semana passada. Conscientemente, ele não é racista. Inconscientemente, sim.
Mas julgamos alguém por seu inconsciente? Sim, se ele é ministro. Mas, via de
regra, não podemos enviar alguém aos tribunais por seu inconsciente. Podemos
dizer: "Comporte-se!" Muitas pessoas são inconscientemente racistas e
antissemitas. Quando não há lei, esses sentimentos se exprimem.
Está no inconsciente? É inexorável?
É inexorável. Freud dizia, com razão, que a única maneira de impedir o
crime é a lei, a civilização. No fim do século 19, havia pessoas e governos
pública e oficialmente racistas. Não era proibido.
Permita-me retomar a questão: por que Freud ficou marcado como o homem
que sintetiza o século 20?
Porque ele aportou algo de novo. Ele estava no prolongamento da
filosofia do sujeito. Ele trouxe explicações que a filosofia havia pensado, mas
ele lhes deu um assento teórico. E isso não me surpreende. Além disso, Freud
permite compreender os dois totalitarismos do século 20: o nazismo, sobre o
qual pensou e anteviu melhor do que qualquer outro, e o comunismo, que não teve
nada a ver com sua ideia original, com o marxismo. Os dois, aliás, são
diferentes: o nazismo se inscreveu desde seu início, sabia-se o que esperar; o
comunismo caminhou para o lado errado. Mesmo assim, Freud viu que ele não
funcionaria. É verdade que ele era conservador, assim como muitos de seus
herdeiros. Mas há muitos freud-marxistas, muitos freudianos de esquerda - que
são os meus preferidos, aliás. Nessa época, psicanálise era uma teoria da
regeneração do homem, da emancipação. Quatro coisas nasceram ao mesmo tempo: o
sionismo, o último movimento de emancipação dos judeus; a psicanálise, que é a
emancipação do inconsciente; o socialismo, a emancipação social; e o feminismo,
a emancipação da mulher. Era um grande movimento. O século 20, como anteviu
Freud, foi o triunfo do contrário - o que pode ser resumido no nazismo. Freud
afirmou que o triunfo do contrário já estava lá, entre nós, naquela época. E
disse ainda: "Atenção, eu sou a favor da emancipação, mas o homem é
habitado pelo contrário disso." Eu creio que ele foi o único a dizê-lo. É
um dos motivos pelos quais é o Homem do Século 20. Por outro lado, ele jamais
abandonou a ideia do progresso. Freud foi um homem progressista. Contra
Schopenhauer, contra os grandes conservadores de seu tempo, contra os que eram
inteiramente pessimistas em relação ao progresso, acusando-o de não servir para
nada, Freud disse: "Sim, ele serve." Foi por isso que eu o chamei,
depois de Adorno e outros, como a "luz sombria", marcada pelo
iluminismo, mas sem muitas ilusões. Esse vínculo, o fato de ter pensado a
relação entre as duas coisas, o levou a pensar ao mesmo tempo que o pior e o
melhor podem acontecer com o homem. Ele nunca foi antiprogressista, ao
contrário do que se diz. Por tudo o que mencionei, ele está no centro dos dias
de hoje. Você não pode pensar o sionismo, o feminismo, a liberação das
mulheres, a transformação da família, sem passar por Freud em determinado
momento.
Se Freud é o homem do século 20, qual é o seu lugar
no século 21?
É o mesmo. A maioria dos psicanalistas tornou-se conservadora. Não 100%,
mas a maioria é conservadora. Por quê? É uma de minhas grandes interrogações.
Eu não o sou, e no Brasil eles são menos. Diria até que são menos na América
Latina. Mas eles são conservadores por diversas razões. Os lacanianos não
deveriam sê-lo, já que Lacan relançou o pensamento da rebelião, da contestação.
A Internacional Freudiana tornou-se conservadora porque caiu na repetição do
dogma. Eles não se renovaram, tornaram-se um movimento dogmático, centrado
sobre a clínica e não sobre a reflexão a respeito da sociedade e do indivíduo.
Além disso, cometeram o erro de dialogar demais com as ciências duras, ao crer
que o debate sobre o cérebro e os neurônios era essencial. Sempre afirmei que
esse debate não era essencial, porque o cérebro e os neurônios não precisam de
psicanálise. Não há muito o que fazer com isso, senão dar medicamentos. Mas se
a psicanálise se ocupa apenas disso, afastando-se das moeurs (expressão
francesa para costumes), ela se torna conservadora, familiarista. Os
psicanalistas se desinteressaram dos assuntos sociais. Foi assim que se
tornaram conservadores.
Por que a psicanálise brasileira é menos
conservadora?
A América Latina, e sobretudo o Brasil, é uma sociedade que espelha a Europa.
Os psicanalistas brasileiros são ecléticos. Em alguns momentos são
culturalistas, e nos chateiam com a sua brasilidade - não esqueça que houve na
França a francilidade e na Alemanha a germanidade. Mas, fora isso, eles, como
espelho da Europa, importaram conhecimento. Ao importar, misturaram-no. E o
ecletismo dos brasileiros - mais do que dos argentinos, que são menos ecléticos
- se formou pegando um pouquinho de Freud, um pouquinho de Lacan e por aí foi.
Isso funciona porque questiona o dogmatismo. Eles desconstruíram, para empregar
a expressão de Derrida, o dogma europeu.
Voltemos a Freud. Ele não avançou em dois domínios:
as crianças e os psicóticos. Por quê?
Sim, ele avançou sobre o tema da infância. Ele nos deu a base da análise
da infância. O que se pode dizer é que sua corrente não triunfou no mundo
psicanalítico quando se fala em infância, e sim a de Melanie Klein. Nisso,
estou completamente de acordo com você. Foi ela quem fundou a psicanálise da
infância. No entanto, tudo isso é psicanálise. Ela engloba todas as correntes.
Sobre os psicóticos, você tem razão. Freud não acreditava que seria possível
analisar os psicóticos. Muito cedo, quando ele compreendeu que essa era a
"Terra Prometida" - bem antes da aparição dos medicamentos -, quando
ele percebeu que quase todos os seus discípulos eram psiquiatras e trabalhavam
com a psicose, ele se desinteressou, embora não tenha desestimulado ninguém. É
verdade que é um domínio muito problemático. A análise se faz para os
neuróticos. A "cura" analítica funciona muito para os neuróticos,
porque, como eles não se curam, se acomodam. E, como transformamos a neurose de
fracasso em neurose de sucesso, a cura funciona. A psicanálise torna mais
inteligente, mais corajoso, mais apto na sociedade. A psicanálise funciona
muito bem. Entretanto, é verdade que não curamos bem a psicose, embora tenhamos
nos desenvolvido muito nesse tema também. Os loucos hoje buscam na psicanálise
um complemento, já que os psiquiatras só querem saber de medicamentos. Se não
há a psicanálise, o paciente vira um legume, um morto em vida.
No início, com Freud, a psicanálise era um processo
breve, rápido. Hoje, é o contrário, estende-se por anos, décadas às vezes. O
que mudou?
Era rápido porque Freud fazia seis sessões por semana de uma hora. Era
intensivo. Há também o fato de que estendemos a análise para domínios não
previstos de início, o que a tornou mais difícil. Mudou-se a modalidade da
cura, também. Há pessoas que precisam falar sempre, ao longo de sua vida. Mas é
verdade que Freud ficaria chocado hoje. Duas vezes por semana, durante 10 anos?
Não! Para Freud, era de seis meses a um ano, todos os dias, por uma hora.
Quando não era possível, como Marie Bonaparte, tudo bem. Ela ficou 14 anos em
análise.
Freud esforçou-se muito para dar à psicanálise o
status de ciência, mas ela sempre esteve na alça de mira de cientificistas
ortodoxos. Como a psicanálise responde a essas críticas? E por que ela deve ser
considerada uma ciência?
Freud oscilou, hesitou muito entre o status de ciência, no sentido de
ciência dura - ele queria no fundo que a psicanálise fosse uma "neurologia
da alma" - e um outro status, que ele não chamava filosofia, mas ainda
assim estava do lado da especulação, da literatura e da filosofia. Ele
renunciou completamente e muito cedo ao status de ciência dura, porque se deu
conta de que não se tratava de uma ciência no sentido que se conhece. Logo, é
preciso inscrever a psicanálise no registro das ciências humanas. É uma
ciência, no sentido da racionalidade, mas não no mesmo sentido da biologia e da
neurologia. Freud se dividia entre as duas concepções. Não estamos mais no
tempo do darwinismo, e a biologia é reconhecida como uma ciência, uma ciência
da natureza. A psicanálise não o é de modo algum. Não tem metodologia,
resultados ou a positividade das ciências duras. É uma ciência mais próxima das
Humanas, como a Antropologia, a Sociologia, a História. Mas mesmo essa
concepção, a de parte das ciências humanas, já foi contestada.
O pensamento de Freud é íntegro e poderoso ainda
hoje? Sua força criativa ainda é existe?
Sem dúvida. Creio que vamos assistir a um grande retorno a dois
pensadores, inclusive: Marx e Freud. Não ao comunismo e à psicanálise, mas a
Marx e Freud. Autores como Marx, Freud, Nietzsche e toda a filosofia da rebelião
se tornaram malditos nos últimos 20, 30 anos, quando caímos em um estado de
neoconservadorismo. A crise econômica, em especial como a que se passou nos
Estados Unidos, vai desempenhar um papel considerável. Vamos voltar ao
pensamento da rebelião.
Como as ideias de Freud retornarão? Com que
aplicação?
Retornarão com as de Marx. Mas não sei como serão aplicadas. O que está
voltando com muita força é a ideia de que temos um inconsciente, de que o
desejo é capital. A psicanálise, bem pensada, permite compreender a moeurs, o
inconsciente, o desejo e a sexualidade de uma forma inteligente. É uma teoria
do desejo, afinal.
A senhora vê conceitos de Freud confirmados pelos
progressos da ciência ou por novas tecnologias?
Não. Os progressos da ciência são os progressos da ciência. Nenhum dos
conceitos de Freud é confirmado pela biologia. São dois domínios diferentes. A
psicanálise é a medicina da alma. É especial.
Assim como a psiquiatria, em sua origem?
Hoje não há mais psiquiatria. E, logo, nos damos conta de que existem
cada vez mais loucos. Porque são usados apenas medicamentos, ela não funciona
mais. É útil, mas não resolve. É muito interessante o que se passou na
psiquiatria. Biologizaram-na. Até então, era um equivalente da psicanálise. Era
uma medicina da alma. Mas a deslocaram para a biologia. Curamos a loucura? Não.
Acalmamos os loucos? Sim. Vivemos um recuo de 50 anos com a psiquiatria
"biologizada".
A obra de Freud é marcada por sua didática, sua
clareza. E esse não me parece ser o caso dos pensadores da psicanálise
contemporânea. De onde vem esse problema de comunicação?
Esse problema é enorme. Os psicanalistas escrevem em clichês. Mesmo que
Lacan seja um autor difícil de ler, não se trata de um clichê. Além disso,
mesmo que os seguidores de Lacan escrevam em secto, os freudianos também o
fazem. Freud era um autor claro, o que influenciou todo o movimento
psicanalítico. Hoje, quando leio psicanalistas freudianos norte-americanos ou
ingleses fico impressionada com os clichês que estão presentes. É um símbolo
muito grave de encerramento sectário. Quando os intelectuais se fecham em torno
de si mesmos, eles falam a linguagem de uma tribo. No interior, a tribo se
compreende. Eu sempre compreendi a tribo, mas não posso escrever como ela. Não
sei fazer. Sou muito clara. Às vezes os antropólogos e sociólogos que queriam
se divertir me perguntavam se eu, como psicanalista, não me sentia como o
antropólogo que chega à Melanésia e que deve decifrar a linguagem da tribo. É
uma alegoria exata. Eu decifro facilmente essa linguagem. Mas para você, que a
lê, não deve ser fácil. A psicanálise é mais afetada pelos clichês que a
filosofia, por exemplo.
O meu ponto é: se o problema da clareza da
comunicação existe, o que torna a psicanálise tão popular em todo o mundo?
Ela é popular em todo o mundo, mas o é de uma forma inconveniente. Por
exemplo, ela é popular em muitos países, infelizmente, pela forma da psicologia
interpretativa dos chefes de Estado. Eu recuso todos os pedidos de entrevista
sobre as fantasias dos chefes de Estado. Mas isso a TV adora, sob a forma da
psicologia. Todos os antifreudianos, todos os que não gostam da psicanálise,
dirão que ela está em todo lugar. Sim, os psicanalistas estão em todo lugar,
mas sob que formas! É ridículo!
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